quarta-feira, julho 20, 2011

RN perdeu 24% de sua capacidade hídrica, aponta relatório


Em um ano, o Estado teve reduzida sua capacidade de retenção de água em razão das baixas pluviométricas.


O Rio Grande do Norte é apontado em relatório da Agência Nacional de Águas (ANA) como um dos estados que mais perdeu a capacidade dos reservatórios hídricos na região Nordeste.

O Estado teve, entre outubro de 2009 e 2010, 24% de redução na capicidade dos corpos hídricos. É o segundo da região Nordeste - que sofreu redução de 20% -, atrás do Ceará (25%) e à frente da Paraíba (23,4%).

De acordo com o relatório, os motivos estão associados à menor precipitação no período considerado. O Nordeste também foi apontado como uma das regiões mais críticas quanto aos recursos hídricos, em face das bacias do Semiárido.

O levantamento da ANA também aponta que a qualidade da água está ruim ou péssima em 9% dos pontos monitorados em todo o Brasil. A situação é mais problemática nas Regiões Metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador e cidades de médio porte, como Campinas (SP) e Juiz de Fora (MG).

De acordo com o relatório da agência, 563 municípios decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública no ano passado, em virtude de cheias provocadas por chuvas. Os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Pernambuco, Bahia e a região Sul concentraram o maior número de casos.

FONTE: www.nominuto.com

0 comentários:

Postar um comentário